top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdriana Cassiano

PORTÃO BASCULANTE


Saiba nesse post o que você que já tem um portão ou está pensando em ter um deve fazer para mantê-lo conservado e em bom funcionamento.


Conhecendo meu portão basculante:


O motor de portão é formado por um conjunto de peças que são: - Calha de alumínio padrão de 1,4 metros; - Eixo de fuso com rosca para acionamento; - Batoque superior (tampinha que fecha o perfil de alumínio); - Porca acionadora (peça de nylon que corre dentro do alumínio para cima e para baixo); - Acoplador que faz a junção do fuso com o redutor do motor; - Carcaça de ferro fundido (2 partes que fecham, com as peças internas, formando o moto-redutor do portão); - Estator do motor (parte interna do motor composta por centenas de voltas de cobre, para criar o campo magnético); - Eixo interno com induzido, rolamento e rosca sem fim interna (eixo principal interno do motor que faz a ligação entre todas as peças internas); - Engrenagem de nylon principal; - Caixa e tampa para central eletrônica de comando; - Central de comando eletrônica; - 02 controles remotos; - fim de curso; -capacitor; -placa de portão; -central inversora



Vantagens do portão de garagem basculante:








NUNCA passe graxa na rosca sem fim onde gira a porca acionadora em nenhuma hipótese USE WD e sempre limpe a superfície. Além de dificultar o caminho natural da rosca, a sujeira fica impregnada nos trilhos, ficando difícil de ser retirada posteriormente.



Evite usar cadeados. O uso deve ser totalmente restrito ao momento em que houver uma queda de energia e o portão precisar ser acionado manualmente. Caso precise usar, não esqueça de retirá-las assim que a energia voltar. O resultado pode ser indesejável em caso de esquecimento do cadeado.



Evite ao máximo usar o portão automático para a passagem de pedestres. Além de ser inapropriado, por que há uma porta social para a entrada de saída, isso aumenta o fluxo de abertura diária, o que diminui a vida útil do portão.



Não empreste o controle remoto para pessoas desconhecidas ou peça ajuda a estranhos para abrir o portão eletrônico e, se caso, cair o controle e quebrar, solicite o apoio do técnico para o conserto. Em condomínios, peça para que ele faça uma renovação dos segredos do local, como prevenção para assaltos.



O manual chave com os segredos precisa estar bem guardado para que não seja encontrado caso alguém queira pular o muro para invadir seu estabelecimento.


Essa dica vale para condomínios: NUNCA abra o portão automático, nem o interfone social para a entrada da visita do seu vizinho. Se o vizinho não atende, ele não está, por isso não há a necessidade da sua entrada.



Seguir essas dicas farão com que o seu portão automático tenha durabilidade, sem a necessidade de uma manutenção corretiva, o que demanda tempo e dinheiro na maioria dos casos. Além da questão estrutural, a maior preocupação é com o aspecto da segurança de todos os seus entes queridos.


buscas relacionadas:


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page